Sunday, November 06, 2005

THORNADO - Brandoa, Amadora (1991)

A História dos THORNADO começa quando Neto (guitarrista e vocalista), conhece um outro guitarrista de nome Zé Santos e decidem formar um projecto musical na linha do Speed – Thrash Metal com influências de Heavy Metal clássico, se bem que os rótulos nunca tenham sido bem vistos pelos elementos da banda, mas no entanto essa era a linha que a banda tentou seguir no início. A estes dois elementos juntaram-se o Roberto “Mosh” no baixo e o Filipe Martins na bateria, antigos amigos do Neto pois já se conheciam de projectos anteriores do Liceu por eles frequentado.
Com esta formação a banda lança a sua primeira demo tape de apresentação intítulada “Edge of Sound”. Para os elementos da banda, esta demo tape não deveria ser encarada como uma apresentação oficial, mas sim como a reprodução de certas concepções musicais da banda, para virem a ser desenvolvidas no futuro.
Apesar das más condições de gravação e até da verdura deste trabalho, os THORNADO conseguiram uma recepção relativamente agradável, tendo recebido críticas positivas e negativas, retirando destas um ponto de situação que lhes permitiria acreditar numa natural evolução e maturidade.
Posteriormente, Zé, por motivos pessoais nada felizes sente-se obrigado a abandonar a banda, constituíndo esta saída um obstáculo, colmatado com a entrada de Ricardo Amorim para o lugar que se encontrava vago e dá-se também a aquisição para o lugar de vocalista deixado por Neto, o Ex: TERMINATOR, Sérgio, dando assim oportunidade à banda de alargar os seus horizontes musícais com maior precisão e investigação.
É então que a banda se define com a seguinte formação: Sérgio nos vocais, Neto e Ricardo nas guitarras, Filipe Martins na bateria e Roberto “Mosh” no baixo. O resultado deste line up é a 1ª demo tape oficial da banda com o nome de “Keep the Faith”, no qual a banda contava obter melhores resultados. Em relação a concertos, eu penso que a banda deu muito poucos concertos, eu só assisti a um concerto que a banda deu na cave da sede do Partido Comunista Português no Barreiro.


3 Comments:

Blogger carlos alberto said...

É sempre bom recordar os velhos tempos. Mas mais inportante é documentar esses tempos para que não se percam no futuro. Um blog que certamente irei visitar mais vezes. Apareçam também pelo meu http://metalurgiasonora.blogs.sapo.pt

11:59 AM  
Blogger simanick said...

cum catano, há um colhão de anos que não vistes estes gajos. espero que o virgilio ainda continue a gostar de megadeth. o roberto agora acho que atinou.

cumprimentos

fernando

8:55 AM  
Blogger vitinho said...

Boas!Queria desde já elogiar o seu blog que conseguiu desenterrar grandes memorias minhas dos bons velhos tempos! Cheguei a ter 1º demo-tape desta banda mas ja lhe perdi o rasto ja há uns anos. Gostava de perguntar se o senhor do blog possui as duas demo tapes desta banda e se me podia de algum modo fornecer essa demos por mail ou assim..? Fico á espera por uma resposta.
Abrç
Vitor Alves

12:02 PM  

Post a Comment

<< Home