Saturday, November 05, 2005

CLAUSTROPHOBIA – Hardcore de Queluz (1989)


Depois de um ano em que os actuais CLAUSTROPHOBIA pertenciam a um projecto menos sério (chamado T.S. ainda sem instrumentos próprios), surge em Novembro de 1989 todas as condições para os membros começarem um projecto próprio.
A partir dessa data, a banda começa a ensaiar regularmente e em 16 de Dezembro de 1989 fazem a sua primeira apresentação para os amigos, no local de ensaio. Foram tocados nessa altura 5 temas dos quais somente dois iriam ser utilizados durante os seguintes anos da banda(“Nojo” e “Máquinas Humanas).
Em 27 de Janeiro de 1990 surge o primeiro concerto realizado na E.S. de Queluz. Este concerto cumpriu o objectivo inicial da banda, que era o de dar a conhecer o nome da mesma. Visto que o equipamento de som utilizado não foi o adequado às dimensões da sala, os músicos tiveram alguns problemas, por isso em termos de espectáculo, o concerto não foi o desejado.
Em 12 de Março de 1990 gravam uma cassete com 7 temas (“Nojo”, “Vai-te foder”, “Tropa não”, “Máquinas humanas”, “Hortensinha”, “Censura” e “Quero tirar aos outros” – esta última foi retirada do reportório da banda algum tempo depois), gravada numa sala de ensaio com bastante má qualidade de som, esta cassete serviu para a divulgação da banda em algumas rádios.
Depois da não realização de alguns concertos onde se previa novas actuações da banda, em 19 de Maio de 1990 surgiu a segunda actuação, junto à E.S.Q., onde a banda se apresentou por ocasião da festa das escolas do concelho de Sintra, junto com outras duas bandas (VÍCIO e OVERTHROW). Houve uma grande presença de público, que apesar de gostarem de variados estilos, aderiu na sua maioria à música da banda, demonstrado pela grande movimentação do público, fora e em cima do palco.
Nos dias 25, 27, 28 de Junho gravam nos estúdios “Projekto” a primeira demo, “Asfixia”, com seis temas cujos títulos são: “Nojo”, “Banhada policial”, “Descansa em Paz”, “Lá vem a xota”, “Peste suína” e “Vai-te foder”.
Esta demo apresenta boas vendas, tendo em conta as perpectivas iniciais da banda e o pouco conhecimento do público em relação à banda. As críticas mais negativas recaíram sobre a qualidade sonora, fora isso foram unânimes. De realçar a passagem de alguns temas em rádios nacionais, Espanholas e Francesas. A banda participou ainda numa colectânea da editora “Aplausa” com o tema “Banhada policial”. Durante esse período a banda decide eliminar os temas anteriores à demo e coloca o Tó só nos vocais, apesar de participar na composição dos temas.
No dia 14 de Dezembro de 1990 a banda realiza o 3º concerto da banda na Escola Pedro de Santarém, em Benfica. Neste concerto a banda apresenta mais alguns novos temas tais como: “Pesadelo em Elm Street”, “Saddam Hussein e os 40 ladrões”, “Estou farto” e “Submetido ao teu saber”. A reacção do público foi muito boa. Finalmente no dia 29 de Dezembro do mesmo ano a banda realiza o seu 4º concerto no Pragal, em Almada.

1 Comments:

Blogger weblogz said...

Memoir sparks students' online reflections
Katie Oliveri The Enquirer More than 720 miles separate Battle Creek and Long Island, N.Y. But a book and Internet blog have brought Lakeview and Cold Spring Harbor High School students together.
Just like so many Americans my friend loves the clubs and club music lyrics so he went ahead and built an awesome website about club music lyrics. When he's in high spirit he goes to the site and start reciting all his favorite club music lyrics. Says it's good for the heart. Guess what? I gave it a shot and it works great!

3:15 PM  

Post a Comment

<< Home