Saturday, November 05, 2005

CLAUSTROPHOBIA – Hardcore de Queluz (1989)


Depois de um ano em que os actuais CLAUSTROPHOBIA pertenciam a um projecto menos sério (chamado T.S. ainda sem instrumentos próprios), surge em Novembro de 1989 todas as condições para os membros começarem um projecto próprio.
A partir dessa data, a banda começa a ensaiar regularmente e em 16 de Dezembro de 1989 fazem a sua primeira apresentação para os amigos, no local de ensaio. Foram tocados nessa altura 5 temas dos quais somente dois iriam ser utilizados durante os seguintes anos da banda(“Nojo” e “Máquinas Humanas).
Em 27 de Janeiro de 1990 surge o primeiro concerto realizado na E.S. de Queluz. Este concerto cumpriu o objectivo inicial da banda, que era o de dar a conhecer o nome da mesma. Visto que o equipamento de som utilizado não foi o adequado às dimensões da sala, os músicos tiveram alguns problemas, por isso em termos de espectáculo, o concerto não foi o desejado.
Em 12 de Março de 1990 gravam uma cassete com 7 temas (“Nojo”, “Vai-te foder”, “Tropa não”, “Máquinas humanas”, “Hortensinha”, “Censura” e “Quero tirar aos outros” – esta última foi retirada do reportório da banda algum tempo depois), gravada numa sala de ensaio com bastante má qualidade de som, esta cassete serviu para a divulgação da banda em algumas rádios.
Depois da não realização de alguns concertos onde se previa novas actuações da banda, em 19 de Maio de 1990 surgiu a segunda actuação, junto à E.S.Q., onde a banda se apresentou por ocasião da festa das escolas do concelho de Sintra, junto com outras duas bandas (VÍCIO e OVERTHROW). Houve uma grande presença de público, que apesar de gostarem de variados estilos, aderiu na sua maioria à música da banda, demonstrado pela grande movimentação do público, fora e em cima do palco.
Nos dias 25, 27, 28 de Junho gravam nos estúdios “Projekto” a primeira demo, “Asfixia”, com seis temas cujos títulos são: “Nojo”, “Banhada policial”, “Descansa em Paz”, “Lá vem a xota”, “Peste suína” e “Vai-te foder”.
Esta demo apresenta boas vendas, tendo em conta as perpectivas iniciais da banda e o pouco conhecimento do público em relação à banda. As críticas mais negativas recaíram sobre a qualidade sonora, fora isso foram unânimes. De realçar a passagem de alguns temas em rádios nacionais, Espanholas e Francesas. A banda participou ainda numa colectânea da editora “Aplausa” com o tema “Banhada policial”. Durante esse período a banda decide eliminar os temas anteriores à demo e coloca o Tó só nos vocais, apesar de participar na composição dos temas.
No dia 14 de Dezembro de 1990 a banda realiza o 3º concerto da banda na Escola Pedro de Santarém, em Benfica. Neste concerto a banda apresenta mais alguns novos temas tais como: “Pesadelo em Elm Street”, “Saddam Hussein e os 40 ladrões”, “Estou farto” e “Submetido ao teu saber”. A reacção do público foi muito boa. Finalmente no dia 29 de Dezembro do mesmo ano a banda realiza o seu 4º concerto no Pragal, em Almada.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home