Tuesday, December 06, 2005

DINOSAUR – Speed Thrash de Sacavém (1989)

Esta banda iniciou as suas actividades em Setembro de 1989, quando Tó convidou Courela para formar uma banda de Speed Metal. A primeira formação da banda era composta pelo Tó (vocais), Courela e Rui (guitarras), Rolando (Baixo) e Paulo (bateria).
Após alguns ensaios o Rui deixou a banda e para o seu lugar, em Fevereiro’90, entrou o Mika. Em 30 de Abril de 1990 a banda actua ao vivo pela primeira vez em Sta. Iria de Azóia. Depois deste primeiro concerto, o Paulo deixa os DINOSAUR e para o seu lugar entra o Dico. Em Maio de 1990 actuam pela 2ª vez em Sacavém.
A banda começa a ensaiar com mais frequência mas os primeiros problemas desta jovem banda iríam começar, a banda fica sem sala de ensaios e após uma discussão sobre esse mesmo assunto a banda cessou as actividades durante 3 meses. Dico e Courela começaram um novo projecto de Thrash Metal agressivo enquanto que Rolando, Mika e Tó formaram uma banda de Hard-Rock. Após esses 3 meses a banda reconcília-se e retomam as actividades começando a compor novos temas.
Em Janeiro de 1991, a banda grava a sua primeira demo “Dinosaur” com 1 Intro + 5 temas: “Noise on peace”, “Warfare”, “Mercenary”, “Lonely survive”, “Life is for the living”. Nessa altura, Tó deixa os vocais e o Courela passa a acumular as funções de vocalista e guitarrista. Em Junho 1991 eles gravam 3 vídeos para o programa de TV, “Clip Club”. As 3 músicas escolhidas foram: “Warfare”, “Noise on peace” e “Life is for the living”.
Em Agosto a banda pára as suas actividades devido a uma intervenção cirúrgica a que Dico foi sujeito, (nos joelhos), o que viria a atrasar todo o trabalho da banda em 2 meses. Os restantes membros continuaram a compor novos temas.
Em Outubro de 1991 a banda começa a ensaiar para gravar a segunda demo no entanto alguns conflitos no seio da banda não permitem que a banda cumprisse com o prazo anteriormente estabelecido (Fevereiro).
Em Março de 1992 a banda participa num Festival em Pernelhas, concerto esse que viria a ser bastante polémico, pois após 28 minutos de actuação alguém da audiência subiu ao palco e mandou uma “cuspidela” para um dos integrantes da banda, após este lamentável incidente a banda recusa continuar a sua actuação.
Algum tempo depois desta última e desagradável actuação, Dico deixa a banda e para o seu lugar entra o Paulo Alexandre que viria a ser o 7º baterista da banda desde a sua primeira formação.
Em Julho de 1992 a banda grava 2 novas músicas: “Time stand still” e “Special moments of solitude”.
Em Setembro de 1992 a banda grava uma Promo Tape com o objectivo de conseguir um contrato com a editora, “Independent Records”. Esta Promo contínha 2 músicas: “Accident” e “Special moments of solitude”.
Em Outubro de 1992 a banda paricipa com um tema na dupla compilação em LP, “The Birth of a Tragedy” lançada pela editora “Independent Records” do Porto.
A banda ainda chega a lançar uma segunda demo tape gravada ao vivo para promoverem o feito de terem sido incluídos numa Compilação em LP. O tema incluído nessa compilação foi, "Accident".

Da esquerda para a direita temos: Rolando, Courela, Mika e Dico

(Foto de João Moura)

7 Comments:

Blogger diogo2002 said...

Obrigado amigo pela tua excelente observação. A verdade é que eu me baralhei com a biografia, pois a "Independent Records" também esteve interessada em incluír os DINOSAUR numa compilação. Obrigado pelo apoio. Logo que tenha tempo vou corrigir este artigo. Claro que vou querer esses 3 temas que foram gravados para a TV.

12:50 PM  
Blogger diogo2002 said...

Caro amigo Rui, quando puderes entra em contacto conmigo porque eu estou interessado em adquirir esses 3 vídeos de DINOSAUR. Um abraço.

12:55 PM  
Blogger Ed said...

Fernando, tudo bem?

Peço desculpa por só agora te dar feedback, mas prometo q de agora em diante vou estar mais atento.

Um pormenor: fui eu que gravei o tema "Accident" que saíu na The Birth of a Tragedy. Esse tema foi gravado no início de 1992, talvez em Janeiro ou Fevereiro, já que eu saí do grupo em Março e o disco saíu em Abril ou Maio.

No entanto, como eu saí da banda antes de a compilação ser editada, eles decidiram incluir uma foto já sem mim e nem sequer tiveram a decência de me dar os créditos da bateria no LP.

Ainda tiveram a lata de dizer que o novo baterista regravou a bateria, mas eu conheço cada nota daquilo que tocava e que gravei. Além disso, já na altura fiquei com uma gravação do tema em K7, por isso eles não tiveram por onde argumentar. Só acho que a atitude deles foi indecente.

Um abraço,
Dico

2:12 AM  
Blogger Ed said...

Outra coisa:

so 3 temas que gravámos para a TV já estão no Youtube mas com uma definição muito baixa. Se puderem voltar a publicá-los lá com melhor definição era fixe.

Dico

2:15 AM  
Blogger Dinosaur Mika said...

This comment has been removed by the author.

4:00 PM  
Blogger Dinosaur Mika said...

Já agora a K7 promocional era constituida por 5 temas mais melódicos e com maior complexidade do ponto de vista de composição e arranjos.

Os temas dão pelo nome de:

1. The River
2. Make it Loud
3. I Dont Mind (Bad Feelings)
4. Special Moments of Solitude
5. The Blues

O line up da banda no acto da gravação era:

Jorge Courela - Guitarra Solo/Voz
Rolando - Baixo / Coros
Mika - Guitarra Solo
Paulo Alexandre - Bateria

Efeitos de Teclados : Paulo

Musica e Letras : Dinosaur
Gravação : STS Studio (Sacavém)
Produção e Som : Paulo & Dinosaur

Management : Nelson & Sandra
Roadies : José Alexandre, Mário I e Mário II.

4:08 PM  
Blogger nelson matos said...

Nelson Matos Manager,
Estou muito feliz por este trabalho divulgado por vocês.
Eu quero voltar a juntar os elementos
da banda DINOSAUR.
2012 vai dar inicio a um concurso de Bandas no Concelho de Loures.
Peço ao Mika e ao Rui e Diogo que me contactem para marcarmos uma reunião. 927969993 - 918077356. nelsonm.terapeuta@gmail.com. Um abraço. N.M.M.

3:59 PM  

Post a Comment

<< Home