Tuesday, May 08, 2007

X-CALIBUR - Heavy Metal Lusitano em Toronto.

Os X-CALIBUR são uma banda de Heavy Metal sediada em Toronto, no Canada e têm como seu líder um Português chamado Orlando Matias. Para quem já não se lembra deste nome, ele tocou nos Portugueses STS PARANOID, na gloriosa década de '80. Orlando Matias formou os X-CALIBUR em 2001 e a primeira formação consistiu nos seguintes elementos:
Orlando Matias (Guitarra, Baixo, Teclados e Voz); Nuno Guerrido (Voz); Fernie Corvelo (Bateria e Voz) e Valdemar Mejdoubi (Guitarra).
Em Janeiro de 2002 dá-se a primeira alteração no seio da banda, saí o vocalista Nuno Guerrido e entra para o seu lugar a Maria João Matias que é a esposa do Orlando Matias. Foi com esta formação que a banda gravou o seu primeiro registo em CD intitulado “Returning to Fantasy”, composto pelos seguintes temas:

1 – “Sword & Sorcery”
2 – “Spell”
3 – “Camelot”
4 – “The Word”
5 – “The Great March”
6 – “The Last Battle”
7 – “Excalibur (A Farewell To Friends)”
8 – “Returning To Fantasy”

Em Junho de 2003 o line-up volta a sofrer alterações, desta vez com as saída do Fernie Corvelo e do Valdemar Mejdoubi. Com a saída destes dois elementos o Orlando e a Maria João recrutam apenas um único elemento para a bateria e passam a ser apenas um trio:
Orlando Matias (Guitarra, Baixo, Teclados e Voz); Maria João Matias (Voz) e Rick Matias (Bateria e Voz).
Neste momento os X-CALIBUR encontram-se a preparar a gravação de um segundo CD cuja edição está prevista para Janeiro de 2008. Em principio deverá chamar-se "AMON-RA".
"BE CAREFUL WITH TOES YOU STEP ON TODAY, THEY COULD BE CONNECTED TO THE ASS YOU’LL BE KISSING TOMORROW"