Friday, March 17, 2006

PROCYON - "Read My Lips" Single CD 1994

Caros amigos venho por este meio informar-vos que eu possuo várias cópias deste CD-Single para vender e/ou trocar a quem estiver interessado. “Read My Lips” é o título deste primeiro e único registo em formato CD desta excelente banda da margem Sul do Tejo, Almada. Foi lançado em 1994 pela editora nacional “Morgana records” e contem 3 temas cujos títulos são: “Read My Lips (I Won’t Lie)” (3:56), “Wrong Song” (3:01) e por último “Waterballgrey” (4:48). A formação neste CD foi: Daniel no Baixo, Jorge Facas e Pedro Silva nas Guitarras, Mané Ribeiro na Bateria e o Nuno Torres nos Vocais. Quem estiver interessado pode contactar-me através do seguinte nº telefone: 96 9063 463. Podem ainda fazê-lo através do seguinte mail: roberto.fmc@mail.exercito.pt / fernando.roberto@clix.pt


NAPALM DEATH - Coferência de Imprenssa.





Finalmente encontrei as fotos que tinha dos NAPALM DEATH com a minha Fanzine "Hallucination".

Tuesday, March 14, 2006

SHRINE - Um triângulo que merecia melhor sorte.

Há quem diga que o talento nasce com as pessoas, ou que o destino é traçado à nascença. Estas podem ser meras afirmações populares que o senso comum alimentou ao longo dos séculos, por questões religiosas ou sociais, no entanto há que analisar se têm ou não fundamento. Esta questão podia ter sido aplicada aos SHRINE que pareciam realmente ter nascido para a música.

No início da década de 90 o triângulo ficou definido com Simões na guitarra e voz, Eduardo no baixo e Rogério na bateria. Compartilhando gostos musicais semelhantes, os SHRINE trabalharam as composições com o objectivo de entrar em estúdio e mostrar o seu trabalho a um maior número de pessoas. Assim em 1992 gravaram a demo’92 apenas destinada ao circuito promocional. A demo continha três temas alucinantes, com doses letais de riffs devastadores, onde o Doom, Thrash, Death se misturavam resultando numa sonoridade forte, sem limites.

A intensidade do som dos SHRINE conquistou tudo e todos, o que lhes valeu um contrato de management com a Contacto e a inclusão do tema “My Hatred” na compilação “The Birth Of A Tragedy”, que reuniu duas dezenas de bandas nacionais, tudo isto em 1992.

Com o tema "My Hatred" a rodar nas rádios e a subir nos tops da especialidade, aconteceram os primeiros espectáculos, que se prolongaram até 1993. Em Fevereiro actuaram como banda suporte dos germânicos KREATOR, foi então que o verdadeiro reconhecimento surgiu. Tiveram alguma exposição televisiva através do video-clip do tema “The Masonry” e os espectáculos continuaram durante 1993, um pouco por todo o país. Ao vivo SHRINE era um furacão que devastava cada local por onde passava, com actuações surpreendentes.

Já com maior experiência e temas novos prontos a gravar era chegada a altura de pensar num novo trabalho de estúdio. Entraram nos estúdios Tcha Tcha Tcha em Miraflores e gravaram temas com o objectivo de mostrar o produto das gravações às editoras. Logo no início de 1994 assinaram contrato de edição com a “Morgana Records”. O fruto desse contrato foi o CD “Perspective”, onde mais uma vez a intensidade do Metal dos SHRINE estava reunido em oito temas cujos títulos foram os seguintes: “Within You (It Hurts)”, “Luminous Green”, “The Masonry”, “In The Machine”, “Here M. G. R.”, “La Danse des Morts”, “Ophelia dreamed” e “Ethereal”.
O CD foi produzido pela própria banda com o auxílio de Zé Motor e as suas músicas reflectiam bem o estilo heterogéneo praticado pelo SHRINE.

Thursday, March 09, 2006

SHRINE - Artigos de Imprenssa.

Jornal "A Capital" de Segunda-Feira, 08 de Fevereiro de 1993. Luís Sobral na página "Riffmania" escreveu: "SHRINE preparam espectáculo com KREATOR". Luís Simões ("Front-Man da banda) concluíu: "O ideal era tocarmos no Hammersmith Odeon".
Jornal "A Capital" escreveu: SHRINE na "Birth of a Tragedy" - trio "Thrash" exibe coesão.
Jornal "Blitz" de 26 de Janeiro de 1993, António Freitas escreveu: SHRINE - O NOSSO ÓDIO.
Jornal "Notícias da Madeira", de Domingo 08 de Agosto de 1993. SHRINE - Três vertices, um triângulo.

SHRINE - Artigos de Imprenssa.

Jornal "Notícias da Madeira", Domingo 08 de Agosto de 1993.
Revista "Ritual" de Abril de 1993. Ricardo Braga escreveu: "SHRINE - Para além dos limites do Thrash".
Revista "Rock Brigade" de Janeiro de 1993, artigo de João Paulo Prado.
Revista "Rock Power" de Outubro de 1992.
Jornal "O Sete" de 10 de Dezembro de 1992. Pedro cardoso escreveu: SHRINE - Siderurgia Nacional.
Jornal "O Sete" de 29 de Outubro de 1992 - Linha Dura.
Revista "Super Som" de Abril de 1993. Empunhando o estandarte Nacional.

ARISE + THORMENTHOR + NECROPHILIA + DESECRATION - Ao vivo no Juncal (20 de Julho de 1991)

Lembram-se desta Banda??? São os Alemães ARISE que tocaram em Portugal em 1991. O guitarrista da banda era Português, Paulo Luís. Para falar a verdade, não sei muito mais sobre a banda. Quanto à prestação da banda nesse concerto, não estiveram mal mas poderiam ter estado bem melhor até porque a banda tocou sem um dos seus membros, neste caso o baixista, o que prejudicou e muito a actuação dos ARISE.

Wednesday, March 08, 2006

DEIST E IN DUST + R.D.P. - Ao vivo no Brasil.


Enviaram-me este bilhete no ínicio da decada de 90, não sei ao certo o ano, se alguém souber diga alguma coisa.

PROCYON + R.D.P. - Ao vivo em Almada, no "Incrível Almadense" (17 Janeiro 1992)



Os Brasileiros R.D.P. actuaram no nosso país pela primeira vez em 1992. O comentário que aqui vou incluír, em relação a este concerto, é praticamente uma cópia do comentário que inclui no segundo número da minha Fanzine “Hallucination” em 1992, lembram-se dessa Fanzine??? Será que ainda existe em Portugal alguém que possui algum exemplar dessa Fanzine??? Por acaso tive a oportunidade de falar com o João Gordo na pequena conferência de imprensa que eles (e os PROCYON) deram antes do concerto, felizmente ou infelizmente, nessa conferência só marcaram presença algumas (muitas por sinal) Fanzines Portuguesas da actualidade, algumas rádios e 2 ou 3 fotógrafos. Claro que o pessoal das Fanzines ofereceu ao João Gordo um exemplar de cada Fanzine, ele ficou bastante admirado com a quantidade de Fanzines que existiam em Portugal. Voltando então ao concerto, foram cerca de 1.500 fans de Metal que estiveram em Almada, no “Incrível Almadense” para assistir à actuação de duas excelentes bandas, os Portugueses PROCYON e os já referidos R.D.P. Os PROCYON foram os primeiros a pisar o palco, este concerto foi o último de uma série de dez concertos para promover a última demo da banda PROCYON, “Last Seeds of Mind”, para quem já não se lembra o Manager da banda nessa altura era o meu grande amigo Duarte Dionísio da "Contacto". A banda tocou sete músicas, incluindo a sua Intro (“Lab’s Entry”): “Unspeakable Words”, “Last Seeds of Mind”, “Asking More”, “Deadly Sin”, duas novas músicas (“All the Same” & “Atomic Heart Season”) e para finalizar uma cover dos AC/DC “Hell’s Bells” que levou o público ao rubro.
Depois de um intervalo de cerca de 30 minutos, sobem ao palco os tão esperados R.D.P. e como seria de esperar foi o caos total, a banda tocou as seguintes faixas: “Rise & Fall”, “Sofrer”, “Aid Pop”, “Igreja”, “Vida Animal”, “Anarkophobia”, “Plano II”, “Mad Society”, “Hatred”, “Beber até o Bico”, “Guerrear/Políticos”, “Crucificados”, “Realidades”, “Paranóia/Kaos”, “Herança”, “Que vergonha”, “Amazónia” e para finalizar tocaram duas covers, “Ramones” (MOTORHEAD) e “Commando” (RAMONES). A banda tocou cerca de uma hora. O balance dessa noite foi bastante positiva pois a técnica e a maturidade dos “desconhecidos” PROCYON veio assim completar a grande actuação dos R.D.P. Nessa noite os R.D.P. provaram, sem qualquer dúvida, que o Metal Brasileiro estava e continua a estar bem patente na mente e no coração de todos os Metaleiros Portugueses.

R.D.P. - Ao vivo em Almada (1992) Fotos de João Moura





W.C.NOISE + R.D.P. - Ao vivo em Almada, Pavilhão "Incrivel Almadense" (01 de Maio de 1994).

Este Bilhete foi-me enviado pelo Miguel Carvalho (V.N. Santo André)